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Tipos de Fluidos de Freio

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Mensagem por Luiz Eduardo Sáb maio 10, 2014 7:06 pm

Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glycol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Você pode usar um tipo ou outro, mas NUNCA misturá-los sem antes lavar o sistema de freio com o novo fluido até retirar todo vestígio do antigo. O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3, sendo o DOT 4 também uma grande melhora, a custo menor. Ambos os tipos, glycol e silicone, tem prós e contras.
Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. O DOT 3 é atualmente o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3 (ambos absorvem água do ambiente - são higroscópicos). O DOT 5.1 é um fluido baseado em glycol que, porém, apresenta algumas das boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição), sem os mesmos inconvenientes.
Os fluidos DOT 5 são fluidos de freio baseados em silicone e de uso restrito em motos. Foi idealizado para uso em veículos militares em meados da década de 70, que devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de marcha em poucos minutos. Também são utilizados em barcos. Esses fluidos não são higroscópicos e não mancham a pintura, mas apresentam um grande inconveniente: Se por ventura alguma quantidade de água penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, p. ex.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e fervendo logo acima dos 100ºC. Por isso não recomendamos seu uso em motocicletas, especialmente após o advento do tipo 5.1.




Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio
Tipo / Cor usual
Especificação Mínima Boas Marcas
Seco Húmido Seco Húmido
DOT 3 (azul a verde) 205 ºC 140 ºC 220 ºC 150 ºC
DOT 4 (vermelho a âmbar) 230 ºC 155 ºC 260 ºC 170 ºC
DOT 5 (cristalino, de silicone) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC
DOT 5.1 (amarelo a cristalino) 260 ºC 180 ºC 270 ºC 190 ºC

Importante é rotineiramente trocar o fluido de freio
.

Fonte: www.rcamoto.com.br
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Mensagem por BIAZETTOPERSONAL Seg maio 12, 2014 4:07 pm

MANEIRO HEIM....QUERIA COLOCAR ESSE DOT 5.1!!!!
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Mensagem por LLS Seg maio 12, 2014 4:18 pm

Vale a indicação também de sempre que for possível, troque seu aeroquip pelo de malha de aço, caso não seja!!!
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Mensagem por Luciano Cardoso Qua Abr 08, 2015 8:10 am

Recentemente fiz a troca dos fluidos de freio dianteiro e traseiro, coloquei o DOT 5.1 ta excelente.
Assim como as pastilhas de freio o fluido de freio também deve ser trocado, é um componente que trabalha em altas temperaturas, e que tem grande influência da umidade em sua vida útil, recomenda-se trocar a cada 2 anos, no máximo.
No caso dos DOT 3,  DOT 4 e DOT 5.1, estes são a base de glycol e são higroscópicos, ou seja eles absorvem a umidade. Com a absorção desta umidade  com o tempo acaba havendo a diminuição do ponto de ebulição, fazendo o sistema ferver em temperatura menor que a especificada, podendo comprometer o sistema de frenagem.
No caso do DOT 5, por ser a base de Silicone Hidrófobo ele acaba repelindo esta umidade. Esta especificação é mais utilizada em sistemas de frenagem de alto desempenho, como veículos de corrida, entretanto também possui desgaste e necessita ser trocado em determinados períodos.
Muita atenção: DOT 5 não é compatível com o DOT 3 ou DOT 4 ou DOT 5.1.
DOT 5 é base de silicone e hidrófobo, ou seja repele a humidade e não é compatível com as borrachas do sistema que utiliza DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1, estes por sua vez são a base de glycol e são higroscópicos, que absorvem a humidade.

Atenção para algumas recomendações:
- Se sua motocicleta utiliza óleos polietileno glicol éter (DOT 3,4 e 5.1) JAMAIS COLOQUE O FLUIDO DOT 5 pois este é a base de SILICONE.
- Você pode utilizar fluídos que o ponto de ebulição é maior que o especificado na sua moto, por exemplo, se você utilizava o DOT 4 (230 °C) e quer utilizar o DOT 5.1 (270 °C), não há problema, pelo contrário, irá aumentar a segurança.
- Agora, NUNCA, em hipótese nenhuma aceite um fluído de freio que tenha um ponto de ebulição inferior ao especificado no manual da sua moto. Por exemplo, se a sua moto utiliza DOT 4 e o mecânico quer lhe empurrar um DOT 3 lhe dizendo que é a mesma coisa, saiba que não é!!! O dot 4 irá ferver a 230 °C quando o dot 3 irá ferver a 203 °C. Isso poderá comprometer gravemente sua segurança pois você poderá ficar sem freio em uma situação onde o mesmo seja muito utilizado, como uma descida de serra por exemplo.

Abraços galera.
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Mensagem por LLS Qua Abr 08, 2015 8:27 am

E não esqueçam de colocar aeroquip por esse com malha de aço, o que irá ajudar ainda mais ... ele faz com que em alta temperatura, a mangueira não se delate, causando um pouco de perda da eficiência na freagem ... Algumas já estão vindo de fábrica com esse tipo de areoquip (uma é BMW, claro ... rs) ... O investimento não é alto (acho que algo em torno de 500 pilas) e vale ...
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Mensagem por Giovani Oliveira Qua Abr 08, 2015 11:04 am

Isso ae Lele!
Minha última revisão, coloquei o aeroquip, pastilhas EBC e Fluído Pentosin indicado pela galera.
O freio melhorou bastante.
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Mensagem por VENOM Sáb Abr 18, 2015 12:03 am

Excelente dica!!!

Logo que comprei a B12 troquei todos os fluidos por 5.1.
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Mensagem por Xande Dom Abr 19, 2015 12:13 am

Alguém sabe como trocar o fluído completamente para substituir um tipo por outro?

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Mensagem por Luciano Cardoso Seg Abr 20, 2015 7:27 am

Fala xande... é bem simples, fiz isso na minha moto a uns 2 meses, primeiro você abre o reservatório e retira o fluido velho com uma seringa, em seguida limpa o reservatório com uma estopa ou papel toalha, fique atento pra não deixar nenhum fiapo de estopa ou pedaço de papel dentro, em seguida voce completa com o fluido novo até o maximo e mantem sem a tampa, para fazer a sangria você bombeia o freio e segura, em seguida folga o parafuso da sangria até a manete encostar na manopla e mantém segura, fecha novamente o parafuso e bombeia novamente a manete, repete até começar a sair o fluido novo pela sangria e vai completando o reservatório.. depois é só completar o fluido novamente até próximo do máximo e fechar, tome cuidado para que a borracha que fica embaixo da tampa encaixe certinho quando for fechar, seria bom voce encaixar uma mangueira no parafuso da sangria e direcionar para uma vasilha, assim o fluido não faz meleira no chão e nem corre o risco de pingar na pintura da roda ou do paralamas e manchar..

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Mensagem por ronic Seg Abr 20, 2015 1:47 pm

Mesmo não tendo ABS pode usar o 5.1? Ou não haverá ganho com a troca DOT4 X DTO5.1?
Pois tenho visto que ele é mais indicado para ABS.
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Mensagem por Davidson Seg Abr 20, 2015 2:03 pm

Ronic pode usar sem problema, o que já ouvir falar é que o 5.1 é a base de silicone e absorve água com mais facilidade.

Certamente o 5.1 é melhor mesmo que troque em menos de 2 anos.

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Mensagem por Luciano Cardoso Seg Abr 20, 2015 3:43 pm

Davidson escreveu:Ronic pode usar sem problema, o que já ouvir falar é que o 5.1 é a base de silicone e absorve água com mais facilidade.

Certamente o 5.1 é melhor mesmo que troque em menos de 2 anos.

exatamente... Tipos de Fluidos de Freio 1525436608
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Mensagem por Xande Qui Abr 23, 2015 10:05 pm

Valeu Luciano,
gastou quanto de fluído para trocar na frente? Comprei só um litro. Acho que é o bastante.

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Mensagem por Luciano Cardoso Sex Abr 24, 2015 8:15 am

Xande escreveu:Valeu Luciano,
gastou quanto de fluído para trocar na frente? Comprei só um litro. Acho que é o bastante.

cara, comprei 500ml e fiz a troca dos freios dianteiro e traseiro e ainda sobrou bastante.
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Mensagem por VENOM Sáb Abr 25, 2015 10:41 pm

Ronic,

A indicação é a mesma! Mesmo com ou sem ABS! O que muda entre o 4.0 e o 5.1 é a temperatura máxima de trabalho, que no segundo é maior.

Pode usar sem medo! Não melhora nada significante na tocada, mas você vai estar mais tranquilo numa descida de serra, por exemplo, onde se exige muito dos freios.
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