Séria dúvida sobre amortecedor de direção
+4
alexcafe
Davidson
VENOM
Giovani Oliveira
8 participantes
Página 1 de 1
Séria dúvida sobre amortecedor de direção
“Há muito tempo venho pesquisando sobre os amortecedores de direção, mas uma dúvida ainda me persegue! Possuo uma MV Agusta F4 1000R e ela tem amortecedor de direção manual, enquanto as R1 e CBR’s dos meus amigos o amortecedor de direção é eletrônico. Eu gostaria de saber quais as reais diferenças de cada um e se essas diferenças de um para outro são assim tão drásticas? Preciso trocar para um eletrônico na minha moto? Porque a MV optou por manual?”
Veja o que o Bitenca respondeu!
Rafael, a diferença básica, como você sabe, é que o amortecedor de direção eletrônico atua mais conforme a velocidade da moto aumenta. O mecânico tem um acionamento constante, independente da velocidade da moto. A moto se mantém em pé por causa da força giroscópica das rodas, principalmente. Porém esta força pode sofrer o efeito de outras forças, como num pião ou numa moeda rolando no chão. O equilíbrio das forças em rotação podem ser afetado por algum movimento lateral que provoca uma oscilação. Essa oscilação pode aumentar de tal forma até que a moeda ou o pião caiam, sem maiores consequências. Isso pode acontecer também com a motocicleta e, neste caso, com consequências sérias.
Portanto, a força que o amortecedor de direção eletrônico pode fazer em velocidade é muito maior e assim evitar as oscilações mais poderosas, sem atrapalhar os movimentos da direção em velocidades menores, principalmente no uso urbano porque a sua atuação é mais branda ou nula. O mecânico, por não ter essa variação associada à velocidade, conforme o ajuste pode atrapalhar as manobras em baixas velocidades e/ou não ter a força suficiente para impedir uma oscilação mais poderosa em alta velocidade.
Sobre a opção da MV Agusta para a F4 pelo amortecedor de direção manual, isso pode ter relação com vários fatores. No entanto, acredito mais no aspecto da marca querer manter seu conceito purista, que faz motos voltados para a esportividade e escolheu esse sistema como uma indicação de que essa moto é dedicada exclusivamente a altas velocidades. Mas isso é só uma conjectura. Na primeira oportunidade, vamos verificar se os projetistas da MV Agusta poderão nos responder a essa indagação. Obrigado pela pergunta e abraços!
Fonte: Motonline
Veja o que o Bitenca respondeu!
Rafael, a diferença básica, como você sabe, é que o amortecedor de direção eletrônico atua mais conforme a velocidade da moto aumenta. O mecânico tem um acionamento constante, independente da velocidade da moto. A moto se mantém em pé por causa da força giroscópica das rodas, principalmente. Porém esta força pode sofrer o efeito de outras forças, como num pião ou numa moeda rolando no chão. O equilíbrio das forças em rotação podem ser afetado por algum movimento lateral que provoca uma oscilação. Essa oscilação pode aumentar de tal forma até que a moeda ou o pião caiam, sem maiores consequências. Isso pode acontecer também com a motocicleta e, neste caso, com consequências sérias.
Portanto, a força que o amortecedor de direção eletrônico pode fazer em velocidade é muito maior e assim evitar as oscilações mais poderosas, sem atrapalhar os movimentos da direção em velocidades menores, principalmente no uso urbano porque a sua atuação é mais branda ou nula. O mecânico, por não ter essa variação associada à velocidade, conforme o ajuste pode atrapalhar as manobras em baixas velocidades e/ou não ter a força suficiente para impedir uma oscilação mais poderosa em alta velocidade.
Sobre a opção da MV Agusta para a F4 pelo amortecedor de direção manual, isso pode ter relação com vários fatores. No entanto, acredito mais no aspecto da marca querer manter seu conceito purista, que faz motos voltados para a esportividade e escolheu esse sistema como uma indicação de que essa moto é dedicada exclusivamente a altas velocidades. Mas isso é só uma conjectura. Na primeira oportunidade, vamos verificar se os projetistas da MV Agusta poderão nos responder a essa indagação. Obrigado pela pergunta e abraços!
Fonte: Motonline
Giovani Oliveira- Moderador
- Mensagens : 2561
Pontos : 3144
Reputação : 31
Idade : 42
Localização : São Gonçalo - RJ
Re: Séria dúvida sobre amortecedor de direção
Sem dúvida melhor ter o eletrônico trabalhando pra vc do que ter que endurecer demais ou de menos na mão.
VENOM- 250cc
- Mensagens : 379
Pontos : 407
Reputação : 1
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro
Re: Séria dúvida sobre amortecedor de direção
Sem dúvida o ideal é o eletônico mais infelizmente as motos que não vem de fábrica só resta o manual ou tem como colocar o eletônico?
Davidson- 600cc
- Mensagens : 987
Pontos : 1079
Reputação : 7
Idade : 47
Re: Séria dúvida sobre amortecedor de direção
Davidson Cabral escreveu:Sem dúvida o ideal é o eletônico mais infelizmente as motos que não vem de fábrica só resta o manual ou tem como colocar o eletônico?
O eletronico tem um funcionamento relativamente complexo. Existe um sensor que atua ligado ao modulo central e assim medindo a velocidade. conforme a velocidade esse sensor comanda um outro que auta no amortecedor, regulando a passagem de óleo e assim "endurecendo" ou nao o amortecedor. Adaptações são possíves mais creio que nao compense o custo X beneficio.
alexcafe- 250cc
- Mensagens : 305
Pontos : 340
Reputação : 2
Idade : 59
Localização : Niteroi - RJ
Re: Séria dúvida sobre amortecedor de direção
Coloque um manual de boa qualidade, regule-o bem e seja feliz. Coloquei na minha cb1 e melhorou horrores.
Chadud- Piloto Moto GP
- Mensagens : 1224
Pontos : 1317
Reputação : 21
Idade : 42
Localização : Freguesia/JPA - Rio de Janeiro
Re: Séria dúvida sobre amortecedor de direção
Na verdade não sinto a necessidade de colocar na minha moto, ela não chima nada...
Davidson- 600cc
- Mensagens : 987
Pontos : 1079
Reputação : 7
Idade : 47
Re: Séria dúvida sobre amortecedor de direção
Quem não tem pode não sentir, mas depois que tem, não vai mais querer ficar sem ...
LLS- Moderador
- Mensagens : 5281
Pontos : 5736
Reputação : 93
Idade : 50
Localização : Rio de Janeiro - Ilha do Governador
Re: Séria dúvida sobre amortecedor de direção
Os amortecedores ajudam muito! Já passei alguns sustos ns minha ex CB1000R.
Juliasse- Piloto Moto GP
- Mensagens : 3421
Pontos : 3568
Reputação : 30
Idade : 42
Localização : Campo Grande - RJ
Re: Séria dúvida sobre amortecedor de direção
To pensando sério em colocar um da Maxracing... Mas na minha foto fica muito feio!!!
Edy Marx- 400cc
- Mensagens : 646
Pontos : 724
Reputação : 3
Idade : 46
Localização : Lapa / RJ
Tópicos semelhantes
» Como Montar Amortecedor direção Z750 How to do !!!
» Se tiverem alguma duvida sobre manutenção de GOPRO, falem comigo !!!
» Mais sobre a H2R
» Trailer antecipa lançamento de documentário sobre a MotoGP
» MAIS UM FILME SOBRE MOTOS ESTÁ A CAMINHO: OUTLAWS
» Se tiverem alguma duvida sobre manutenção de GOPRO, falem comigo !!!
» Mais sobre a H2R
» Trailer antecipa lançamento de documentário sobre a MotoGP
» MAIS UM FILME SOBRE MOTOS ESTÁ A CAMINHO: OUTLAWS
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Abr 05, 2018 10:29 am por Davidson
» HDI Seguros lança o produto HDI Moto
Seg Jun 12, 2017 3:52 pm por vmartins1972
» VENDO: BOTA ALPINESTARS SMX PLUS 41 / LUVAS ALPINESTARS GP TECH L / MACACÃO TUTTO RACING TAMANHO 54
Qua Mar 15, 2017 12:00 pm por Luciano Cardoso
» Ituran com Seguro para Motos VOLTOU !!!!
Qua Jan 25, 2017 12:09 pm por vmartins1972
» Moto elétrica da marca dinamarquesa Fenris acelera a 300 km/h
Ter Jan 24, 2017 3:14 pm por Luciano Cardoso
» venda de moto
Seg Dez 12, 2016 2:16 pm por victor lage
» Evento Michelin na All Motos 19 Nov 2016
Ter Nov 15, 2016 9:54 am por Gui Dantas
» Esportividade conta muito para nova Kawasaki Z1000 R
Qui Out 27, 2016 4:02 pm por Luciano Cardoso
» Conheça as novas máquinas Kawasaki Z900 e Z650
Seg Out 24, 2016 4:50 am por Gooc