LABORATÓRIO ALPINESTARS
+3
RicardoBe
Gooc
Claudio Madureira
7 participantes
Página 1 de 1
LABORATÓRIO ALPINESTARS
A Alpinestars mais uma vez lidera o desenvolvimento da segurança dos pilotos. Tendo feito incontáveis inovações em botas, macacões e luvas, notavelmente o desenvolvimento da proteção externa em botas on-road no começo dos anos 80 e mais recentemente empregando a fisiologia em seus macacões de couro, eles estão agora introduzindo um novo parâmetro na tecnologia dos macacões – um sistema totalmente autônomo de aquisição de dados de diversos campos. O macacão “Advanced Safety Technology”
Telemetria e aquisição de dados das motocicletas e carros de corrida tem sido uma prática comum a alguns anos, no entanto, adquirir dados diretamente do corpo do piloto não e a Alpinestars está desenvolvendo a tecnologia para permitir aos técnicos a capacidade de analisar as forças gravitacionais e de impacto, assim como as mudanças fisiológicas pelas quais uma pessoa passa quando anda no limite de uma maquina de alta performance.
Durante o final de semana do Grande Prêmio de Sachsenring, o piloto do Moto GP John Hopkins vestiu um macacão de couro equipado com o novo sistema A.S.T. Embora não apresente diferença alguma em relação ao macacão comum, o corpo de John foi constantemente monitorado por uma série de acelerômetros e sensores de impacto e fisiológicos.
Os sensores de impacto são montados tanto na superfície interna como externa dos protetores do macacão para medir as forças recebidas e absorvidas em uma queda, sem atrapalhar ou colocar em risco de qualquer maneira o piloto. Os sensores gravam o força máxima do impacto recebida pelo piloto, fornecendo dados reais da situação, acima e além dos testes normalmente realizados no laboratório da Alpinestars.
O processador de dados e a memória, encaixados em uma estrutura resistente a impactos e escondida no cupim do macacão, captaram dados de cada seção, podendo ser baixados imediatamente para um laptop plugado em um conector no macacão. A informação pode então ser estudada para se analisar pontos de pressão, forças G laterais, batimentos cardíacos do piloto e a performance do sistema de resfriamento do macacão.
O benefício de desenvolver tal tecnologia é a tremenda quantidade de informação que pode ser recolhida sobre o stress sofrido por um piloto e a performance do equipamento de segurança durante uma corrida e uma queda. O objetivo da Alpinestars é desenvolver a tecnologia para medir todas as forças que atuam sobre o piloto, permitir um melhor entendimento da performance dos materiais e assim melhorar a segurança nas pistas, e consequentemente nas ruas e estradas.
Airbag
Crash Test Inflatable Airbag
Os cilindros de gás comprimido utilizados pelos carros no air bag, em uma colisão, inflam em 0,01 segundos a maior parte do volume da bolsa e em menos de 0,02 segundos todo o volume de 120 litros. Os air bags também incoorporam a pressão liberada pelo mecanismo de disparo para absorver a força de um impacto entre o piloto e um obstáculo, prevenindo rebound. O sistema utiliza tecnologia wireless entra a motocicleta e o piloto, operando em inteligencia de algorítimos lógicos para detectar uma situação de acidente baseado em parâmetros pré-determinados.
Especificações
Air Bag Alpinestars
A unidade de controle na motocicleta incorpora:
- Acelerômetros (longitudinais e Laterais);
- Sensores de proximidade e de velocidade das rodas;
- Receptor de Rádio incorporado a Jaqueta.
Telemetria e aquisição de dados das motocicletas e carros de corrida tem sido uma prática comum a alguns anos, no entanto, adquirir dados diretamente do corpo do piloto não e a Alpinestars está desenvolvendo a tecnologia para permitir aos técnicos a capacidade de analisar as forças gravitacionais e de impacto, assim como as mudanças fisiológicas pelas quais uma pessoa passa quando anda no limite de uma maquina de alta performance.
Durante o final de semana do Grande Prêmio de Sachsenring, o piloto do Moto GP John Hopkins vestiu um macacão de couro equipado com o novo sistema A.S.T. Embora não apresente diferença alguma em relação ao macacão comum, o corpo de John foi constantemente monitorado por uma série de acelerômetros e sensores de impacto e fisiológicos.
Os sensores de impacto são montados tanto na superfície interna como externa dos protetores do macacão para medir as forças recebidas e absorvidas em uma queda, sem atrapalhar ou colocar em risco de qualquer maneira o piloto. Os sensores gravam o força máxima do impacto recebida pelo piloto, fornecendo dados reais da situação, acima e além dos testes normalmente realizados no laboratório da Alpinestars.
O processador de dados e a memória, encaixados em uma estrutura resistente a impactos e escondida no cupim do macacão, captaram dados de cada seção, podendo ser baixados imediatamente para um laptop plugado em um conector no macacão. A informação pode então ser estudada para se analisar pontos de pressão, forças G laterais, batimentos cardíacos do piloto e a performance do sistema de resfriamento do macacão.
O benefício de desenvolver tal tecnologia é a tremenda quantidade de informação que pode ser recolhida sobre o stress sofrido por um piloto e a performance do equipamento de segurança durante uma corrida e uma queda. O objetivo da Alpinestars é desenvolver a tecnologia para medir todas as forças que atuam sobre o piloto, permitir um melhor entendimento da performance dos materiais e assim melhorar a segurança nas pistas, e consequentemente nas ruas e estradas.
Airbag
Crash Test Inflatable Airbag
Os cilindros de gás comprimido utilizados pelos carros no air bag, em uma colisão, inflam em 0,01 segundos a maior parte do volume da bolsa e em menos de 0,02 segundos todo o volume de 120 litros. Os air bags também incoorporam a pressão liberada pelo mecanismo de disparo para absorver a força de um impacto entre o piloto e um obstáculo, prevenindo rebound. O sistema utiliza tecnologia wireless entra a motocicleta e o piloto, operando em inteligencia de algorítimos lógicos para detectar uma situação de acidente baseado em parâmetros pré-determinados.
Especificações
Air Bag Alpinestars
A unidade de controle na motocicleta incorpora:
- Acelerômetros (longitudinais e Laterais);
- Sensores de proximidade e de velocidade das rodas;
- Receptor de Rádio incorporado a Jaqueta.
Claudio Madureira- Moderador
- Mensagens : 613
Pontos : 771
Reputação : 3
Idade : 46
Localização : Mesquita - RJ
Re: LABORATÓRIO ALPINESTARS
É a minha preferida...rs
RicardoBe- 250cc
- Mensagens : 281
Pontos : 285
Reputação : 1
Idade : 61
Localização : Niterói/RJ
Re: LABORATÓRIO ALPINESTARS
É TOP!!!
Edy Marx- 400cc
- Mensagens : 646
Pontos : 724
Reputação : 3
Idade : 46
Localização : Lapa / RJ
Re: LABORATÓRIO ALPINESTARS
Acabei de adquirir um macaco peça única e ainda não estreei. Vamos ver se gosto!
Juliasse- Piloto Moto GP
- Mensagens : 3421
Pontos : 3568
Reputação : 30
Idade : 42
Localização : Campo Grande - RJ
Re: LABORATÓRIO ALPINESTARS
Alpinestars e Dainese pra mim são as melhores marcas hoje no mercado.
Luciano Cardoso- Moderador
- Mensagens : 1773
Pontos : 2592
Reputação : 18
Idade : 45
Localização : Salvador
Re: LABORATÓRIO ALPINESTARS
Luciano Cardoso escreveu:Alpinestars e Dainese pra mim são as melhores marcas hoje no mercado.
Concordo!
Juliasse- Piloto Moto GP
- Mensagens : 3421
Pontos : 3568
Reputação : 30
Idade : 42
Localização : Campo Grande - RJ
Re: LABORATÓRIO ALPINESTARS
Alpine e Dainese dominam o mercado por causa da exposição que eles tem com os pilotos da Moto GP. Não que isso seja ruim. Mas existem outras marcas com a mesma qualidade no mercado.
VENOM- 250cc
- Mensagens : 379
Pontos : 407
Reputação : 1
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro
Tópicos semelhantes
» VENDO: BOTA ALPINESTARS SMX PLUS 41 / LUVAS ALPINESTARS GP TECH L / MACACÃO TUTTO RACING TAMANHO 54
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|
Qui Abr 05, 2018 10:29 am por Davidson
» HDI Seguros lança o produto HDI Moto
Seg Jun 12, 2017 3:52 pm por vmartins1972
» VENDO: BOTA ALPINESTARS SMX PLUS 41 / LUVAS ALPINESTARS GP TECH L / MACACÃO TUTTO RACING TAMANHO 54
Qua Mar 15, 2017 12:00 pm por Luciano Cardoso
» Ituran com Seguro para Motos VOLTOU !!!!
Qua Jan 25, 2017 12:09 pm por vmartins1972
» Moto elétrica da marca dinamarquesa Fenris acelera a 300 km/h
Ter Jan 24, 2017 3:14 pm por Luciano Cardoso
» venda de moto
Seg Dez 12, 2016 2:16 pm por victor lage
» Evento Michelin na All Motos 19 Nov 2016
Ter Nov 15, 2016 9:54 am por Gui Dantas
» Esportividade conta muito para nova Kawasaki Z1000 R
Qui Out 27, 2016 4:02 pm por Luciano Cardoso
» Conheça as novas máquinas Kawasaki Z900 e Z650
Seg Out 24, 2016 4:50 am por Gooc