Sport Bike Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO?

+3
p.amm1978
Luciano Cardoso
Claudio Madureira
7 participantes

Ir para baixo

ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO? Empty ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO?

Mensagem por Claudio Madureira Ter Dez 16, 2014 10:24 pm

ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO?

Algumas associações e cooperativas estão comercializando ilegalmente seguros de automóveis com o nome, por exemplo, de "proteção", "proteção veicular", "proteção patrimonial", dentre outros.

Como essas associações e cooperativas não estão autorizadas pela Susep a comercializar seguros, não há qualquer tipo de acompanhamento técnico de suas operações.

A única forma legal dessas associações e cooperativas atuarem é como estipulantes de contratos de seguros, ou seja, contratando apólices coletivas de seguros junto a sociedades seguradoras devidamente autorizadas pela Susep, passando a representar seus associados e cooperados como legítimos segurados.

Portanto, antes de contratar um falso seguro, consulte o nome da sociedade seguradora no sítio eletrônico da Susep e leia as condições gerais do contrato de seguro.


Cooperativas de seguros, associação de seguros, seguros de associação e cooperativas de proteção automotiva são termos populares dados em geral para as associações de proteção veicular.

No entanto as associações de proteção veicular não podem exercer a venda de apólices de seguro, pois os mesmos são regulados pela SUSEP. O que pode ser oferecido por essas associações são serviços e benefícios que visam à proteção de seu veículo por valores menores, com mais agilidade e menos burocracia. Associações de proteção veicular funcionam de forma parecida com cooperativas, onde um grupo de pessoas se une e divide entre si os prejuízos ocorridos no período.

Cooperativas de seguros, associação de seguros, seguros de associação: Como fica a questão do risco?

A principal diferença entre as associações de proteção veicular e as seguradoras é a transferência de risco. Quando você contrata uma apólice de seguro, você transfere o risco para a seguradora, que cobra um alto valor para isto. Nas associações de proteção veicular, o associado assina um termo de responsabilidade mútua e divide os riscos com os demais associados.

As associações de proteção veicular são, basicamente, fundos administrados por uma associação onde os associados dividem entre si os custos mensais dos sinistros ocorridos no período. A diferença entre as seguradoras é que, no caso de uma associação de proteção veicular, o tamanho da estrutura, o porte da associação, o número de associados e a dedicação integral de um corpo de profissionais qualificados para administrar as ocorrências mensais, garantem que o custo mensal seja inferior ao praticado pelas mesmas.

Cooperativas de seguros, associação de seguros, seguros de associação: Como é calculado o valor?

Outra grande diferença entre as associações de proteção veicular e a seguradoras é a forma de cálculo e contratação. Nas associações de proteção veicular não se leva em consideração o perfil do condutor do veículo. Não há variação no preço da adesão em função da localização do veículo, do sexo, estado civil ou idade do condutor. O cálculo é feito em função do valor veículo. Nas seguradoras existe a adesão de uma apólice, já nas associações de proteção veicular o associado assina um contrato de responsabilidade mútua e divide o risco com os demais associados.

Seguros de associação, cooperativa de proteção automotiva, cooperativas de seguros ou associação de seguros se referem em geral à mesma iniciativa que são as associações de proteção veicular, onde cada associação possui seu estatuto, sua estrutura e rede de benefícios oferecidos.
Claudio Madureira
Claudio Madureira
Moderador
Moderador

Mensagens : 613
Pontos : 771
Reputação : 3
Idade : 46
Localização : Mesquita - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO? Empty Re: ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO?

Mensagem por Luciano Cardoso Qua Dez 17, 2014 6:56 am

Bom tópico, o seguro da minha moto é desse tipo, fiz com a Unidos, www.grupounidos.org fiz por indicação, cobertura total e 100% da tabela Fipe, ficou muito mais em conta que se fosse feito direto com o banco ou seguradora e ainda pago via boleto em 12 vezes, até então não teve nenhum caso de atraso em pagamento de sinistro...etc, mas é isso mesmo que foi descrito no tópico.

Sds
Luciano Cardoso
Luciano Cardoso
Moderador
Moderador

Mensagens : 1773
Pontos : 2592
Reputação : 18
Idade : 45
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO? Empty Re: ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO?

Mensagem por p.amm1978 Qua Dez 17, 2014 10:09 am

Ja tive na cb 500,nao precisei,não sei dizer se funciona.ja ouvi falar bem e mal tbm. Fico com certo receio.
p.amm1978
p.amm1978
600cc
600cc

Mensagens : 829
Pontos : 911
Reputação : 9
Idade : 45
Localização : sao gonçalo-rj

Ir para o topo Ir para baixo

ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO? Empty Re: ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO?

Mensagem por victor lage Qua Dez 17, 2014 6:55 pm

Meu afilhado é associado em uma cooperativa ao qual eu nao me lembro o nome, ha 5 meses atras ele teve um sinistro com a Kawa foi tudo certo para ele, a unica coisa que quando ele me explicou como funcionava é que a mensalidade mensal variava de acordo com os sinistros do mes, a mensalidade não é fixa. Isso é que me deixou preocupado em fazer, por isso achei melhor o seguro.
victor lage
victor lage
125cc
125cc

Mensagens : 36
Pontos : 42
Reputação : 1
Idade : 71
Localização : Jacarepagua Rj

Ir para o topo Ir para baixo

ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO? Empty Re: ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO?

Mensagem por Leo CBR Qua Dez 17, 2014 8:20 pm

Eu tinha feito no primeiro ano com a CB 300 um seguro desse tipo de cooperativa. Pagava 100 por mes mais o sinistro. Agora com a CBR estou cotando as melhores opções.
Leo CBR
Leo CBR
Piloto Moto GP
Piloto Moto GP

Mensagens : 1835
Pontos : 2239
Reputação : 16
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO? Empty Re: ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO?

Mensagem por Juliasse Qui Dez 18, 2014 7:10 am

Leo CB3 escreveu:Eu tinha feito no primeiro ano com a CB 300 um seguro desse tipo de cooperativa. Pagava 100 por mes mais o sinistro. Agora com a CBR estou cotando as melhores opções.

CBR?? scratch Tu não está de Hornet?
Juliasse
Juliasse
Piloto Moto GP
Piloto Moto GP

Mensagens : 3421
Pontos : 3568
Reputação : 30
Idade : 42
Localização : Campo Grande - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO? Empty Re: ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO?

Mensagem por Leo CBR Qui Dez 18, 2014 11:00 am

Troquei Juliasse, acho que foi melhor negócio por ser mais nova e bem pouco rodada.
Leo CBR
Leo CBR
Piloto Moto GP
Piloto Moto GP

Mensagens : 1835
Pontos : 2239
Reputação : 16
Idade : 40
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO? Empty Re: ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO?

Mensagem por Luciano Cardoso Qui Dez 18, 2014 12:13 pm

victor lage escreveu: Meu afilhado é associado em uma cooperativa ao qual eu nao me lembro o nome, ha 5 meses atras ele teve um sinistro com a Kawa  foi tudo certo para ele, a unica coisa que quando ele me explicou como funcionava é que a mensalidade mensal variava de acordo com os sinistros do mes, a mensalidade não é fixa. Isso é que me deixou preocupado em fazer, por isso achei melhor o seguro.

Victor, na que estou a parcela é fixa e consta no contrato o valor e a quantidade de parcelas, cada cooperativa ou associação tem suas normas, mesmo assim ainda acho que vale a pena porque o valor quando comparado a um seguro feito no banco ou corretora é bem mais em conta..

Sds
Luciano Cardoso
Luciano Cardoso
Moderador
Moderador

Mensagens : 1773
Pontos : 2592
Reputação : 18
Idade : 45
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO? Empty Re: ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO?

Mensagem por Eliomar_R.O_Z800 Sex Dez 19, 2014 6:16 am

Excelente tópíco Madu..Obrigado pela contribuição....
Eliomar_R.O_Z800
Eliomar_R.O_Z800
Piloto Moto GP
Piloto Moto GP

Mensagens : 1282
Pontos : 1384
Reputação : 5
Idade : 43
Localização : Rio das Ostras - Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO? Empty Re: ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS: ISSO É SEGURO?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos