Sport Bike Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aceleração máxima: as vantagens do sistema quick shifter

3 participantes

Ir para baixo

Aceleração máxima: as vantagens do sistema quick shifter Empty Aceleração máxima: as vantagens do sistema quick shifter

Mensagem por Davidson Qua maio 25, 2016 9:02 am

A troca de marchas tem mais influência na aceleração do que você imagina. Testamos o quick shifter e mostramos em números quanto se ganha com o sistema.

Aceleração máxima: as vantagens do sistema quick shifter Fcf0a141d5b88a515472719151c1d460

Um amigo preparador costuma dizer que qualquer pequena melhoria vale a pena, porque uma vantagem sobre a moto que está ao lado basta para chegar à frente. E quando se somam vários aprimoramentos aqui e ali... Esta é a realidade no desenvolvimento das esportivas que vemos na MotoGP e nas ruas, que disputam frações de segundo a cada inovação. Nos últimos anos as fabricantes perceberam que as trocas de marcha também mereciam atenção e poderiam se tornar um fator decisivo nas pistas. Surgiram os sistemas quick shifter e de embreagem dupla, mas foi este primeiro que ganhou as ruas por ser mais simples e de fácil adaptação a um câmbio tradicional.

O assistente eletrônico deixa a troca de marcha mais rápida do que qualquer um de nós conseguiria ao eliminar o uso da embreagem e a necessidade de aliviar o acelerador para a mudança. Funciona assim: um sensor instalado na articulação do pedal de câmbio identifica a pressão do pé para iniciar a troca, a central eletrônica da moto responde cortando ignição e combustível por uma fração de segundo e a marcha superior é facilmente engatada sem acionamento da alavanca. Além de ser mais rápido, a queda de rotação é mínima e a eliminação da embreagem no processo não deixa de ser um conforto. O quick shifter já é item de série em modelos esportivos, sport-touring e naked de BMW, Ducati, KTM, Yamaha, Kawasaki e Triumph, mas sem dúvida é uma tendência que a cada ano alcança novos modelos.

A sensação da troca rápida durante uma aceleração, sem usar embreagem ou aliviar a manopla direita, já é um estimulante por si só, mas queríamos traduzir isso além da subjetividade. Para conseguir isso em números instalamos nossa telemetria em duas unidades da Triumph Daytona, o único modelo que atualmente tem opções com e sem o sistema, respectivamente nas versões R e standard. Usando o mesmo conjunto de motor e transmissão foi possível identificar exatamente o ganho de aceleração da R, que difere nos conjuntos de freio e suspensão mais sofisticados, algo que não interfere neste caso. A única variação relevante entre elas são os 2 kg a mais da R, ou 1% do conjunto moto-piloto. Irrelevante e que não daria vantagem ao sistema quick shifter, de qualquer maneira.

Partindo da imobilidade, em 600 metros de aceleração foi possível trocar de marcha quatro vezes. Com a versão standard o conta-giros indicava uma queda de 500 rpm a cada mudança, o dobro da redução de apenas 250 rpm com o quick shifter da R. A marca dos 500 metros foi atingida primeiro pela R a 216 km/h, seguida da standard a 213 km/h. Ambas passaram de 220 km/h reais nessa pequena reta de arrancada, mas a velocidade foi atingida 21 metros antes com a R, que foi até 30 centésimos mais rápida e atingiu uma velocidade máxima 4 km/h maior ao fim do trecho. Se com apenas quatro trocas de marcha a vantagem já foi significativa, é possível projetar a vantagem de tempo se acumulando em um trecho maior ou a cada volta em um circuito onde se elevem as marchas uma dezena de vezes.

Sua moto não tem quick shifter e você ficou com água na boca? O sistema também pode ser instalado como acessório original nas BMW da família R 1200 e nas outras Triumph 675 (Daytona e Street Triple) por valores que variam de R$ 1.700 a R$ 3.900. A preços semelhantes dos sistemas originais mais em conta também existem componentes importados de boas marcas que podem ser instalados em um grande número de modelos.





Davidson
600cc
600cc

Mensagens : 987
Pontos : 1079
Reputação : 7
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Aceleração máxima: as vantagens do sistema quick shifter Empty Re: Aceleração máxima: as vantagens do sistema quick shifter

Mensagem por Bruno Lopes Qua maio 25, 2016 9:24 am

Muito show
Tenho vontade de colocar na minha
Bruno Lopes
Bruno Lopes
Moderador
Moderador

Mensagens : 1835
Pontos : 2438
Reputação : 22
Idade : 39
Localização : São Gonçalo

Ir para o topo Ir para baixo

Aceleração máxima: as vantagens do sistema quick shifter Empty Re: Aceleração máxima: as vantagens do sistema quick shifter

Mensagem por LLS Qua maio 25, 2016 10:01 am

Mesmo não utilizando em autódromo, depois que instalar ou tiver uma moto com quick shifter não irá querer outra coisa ... muito legal ...

A BMW nova já vem com ele com as machas para cima e para baixo também. A minha é só para cima.

Acho que já existe QS hoje para instala que permite as duas opções.

Falem com o Bruno Full Race.
LLS
LLS
Moderador
Moderador

Mensagens : 5281
Pontos : 5736
Reputação : 93
Idade : 50
Localização : Rio de Janeiro - Ilha do Governador

Ir para o topo Ir para baixo

Aceleração máxima: as vantagens do sistema quick shifter Empty Re: Aceleração máxima: as vantagens do sistema quick shifter

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos