Como ajustar/esticar a corrente da sua moto.
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Juliasse
DouglasPinheiro
Luciano Cardoso
p.amm1978
Bruno Lopes
9 participantes
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Como ajustar/esticar a corrente da sua moto.
A finalidade deste tutorial é ensinar a ajustar a folga da
corrente de transmissão. Você não precisa necessariamente
executar este ajuste quando você fizer a manutenção do conjunto de transmissão (lubrificação), dependendo
da sua "tocada" durante os passeios e a condição de sua corrente e coroa/pinhão.
No exemplo é uma cbr 600 rr, mas o principio é o mesmo para varias motos, então é só seguir:
Ferramentas usadas:
suporte central (cavalete avulso)
chave de 32 milímetros
chave de 10 milímetros
chave de 12 milímetros
chave de torque
fita métrica (opcional)
O tamanho das ferramentas podem variar conforme sua moto.
Coloque a moto no cavalete traseiro. Afrouxe a porca do eixo traseiro. Não
é necessário remover a porca do eixo traseiro.
A tensão da corrente é ajustada pelos ajustadores laterais. Tipicamente, os
ajustadores consistem em algum tipo da placa que
cerca o eixo, um parafuso para ajustar a posição da placa do
ajustador, e um parafuso para fixar a posição do
ajustador. Haverá um ajustador em cada lado do swingarm.
Para ajustar a folga da corrente, afrouxe o parafuso de
fechamento (A) e gire o parafuso de ajuste (B) até que você
comece a folga chain desejada.
A folga da corrente deve estar entre 25 - 35 milímetros
Como mencionado previamente, há um ajustador da corrente em
cada lado do swingarm. Estes ajustadores não cuidam apenas da folga da corrente, mas também o alinhamento da roda
traseira. Assim, é extremamente importante que ambos os ajustadores estejam na mesma posição. A maioria das motos
vêm com os marcadores de um alinhamento da corrente (c). Faça com que ambos os ajustadores fiquem na mesma
posição nos marcadores do alinhamento.
Se sua moto não tiver os marcadores de
alinhamento, você pode medir algum lugar como relação a
um ponto de referência. No exemplo da imagem acima, meço com uma fita métrica da borda do ajustador da corrente à
borda do swingarm (denotado por setas roxas).
Uma vez que você tem a corrente ajustada e a roda
alinhada, aperte o parafuso de fechamento do ajustador e a
porca do eixo traseiro (verifique seu manual
de serviço para ver se há o valor de torque para sua bicicleta).
Em algum ponto é necessário substituir a corrente
porque esticou demasiado. A maioria de bicicletas
vem com um marcador para indicar quando é a hora de substituir a corrente. Mas observe, este marcador é somente aplicável
se você tiver a pinha e coroa nos tamanhos originais. Se você trocou por paraleos, o marcador não tem mais utilidade. Entretanto, note que
a distância entre novo e substituir é padrão. Esta mesma distância aplicar-se-á com outras tipos de coroa/pinha.
corrente de transmissão. Você não precisa necessariamente
executar este ajuste quando você fizer a manutenção do conjunto de transmissão (lubrificação), dependendo
da sua "tocada" durante os passeios e a condição de sua corrente e coroa/pinhão.
No exemplo é uma cbr 600 rr, mas o principio é o mesmo para varias motos, então é só seguir:
Ferramentas usadas:
suporte central (cavalete avulso)
chave de 32 milímetros
chave de 10 milímetros
chave de 12 milímetros
chave de torque
fita métrica (opcional)
O tamanho das ferramentas podem variar conforme sua moto.
Coloque a moto no cavalete traseiro. Afrouxe a porca do eixo traseiro. Não
é necessário remover a porca do eixo traseiro.
A tensão da corrente é ajustada pelos ajustadores laterais. Tipicamente, os
ajustadores consistem em algum tipo da placa que
cerca o eixo, um parafuso para ajustar a posição da placa do
ajustador, e um parafuso para fixar a posição do
ajustador. Haverá um ajustador em cada lado do swingarm.
Para ajustar a folga da corrente, afrouxe o parafuso de
fechamento (A) e gire o parafuso de ajuste (B) até que você
comece a folga chain desejada.
A folga da corrente deve estar entre 25 - 35 milímetros
Como mencionado previamente, há um ajustador da corrente em
cada lado do swingarm. Estes ajustadores não cuidam apenas da folga da corrente, mas também o alinhamento da roda
traseira. Assim, é extremamente importante que ambos os ajustadores estejam na mesma posição. A maioria das motos
vêm com os marcadores de um alinhamento da corrente (c). Faça com que ambos os ajustadores fiquem na mesma
posição nos marcadores do alinhamento.
Se sua moto não tiver os marcadores de
alinhamento, você pode medir algum lugar como relação a
um ponto de referência. No exemplo da imagem acima, meço com uma fita métrica da borda do ajustador da corrente à
borda do swingarm (denotado por setas roxas).
Uma vez que você tem a corrente ajustada e a roda
alinhada, aperte o parafuso de fechamento do ajustador e a
porca do eixo traseiro (verifique seu manual
de serviço para ver se há o valor de torque para sua bicicleta).
Em algum ponto é necessário substituir a corrente
porque esticou demasiado. A maioria de bicicletas
vem com um marcador para indicar quando é a hora de substituir a corrente. Mas observe, este marcador é somente aplicável
se você tiver a pinha e coroa nos tamanhos originais. Se você trocou por paraleos, o marcador não tem mais utilidade. Entretanto, note que
a distância entre novo e substituir é padrão. Esta mesma distância aplicar-se-á com outras tipos de coroa/pinha.
Bruno Lopes- Moderador
- Mensagens : 1835
Pontos : 2438
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Idade : 39
Localização : São Gonçalo
Re: Como ajustar/esticar a corrente da sua moto.
Boa bruno. E como exemplo a melhor moto. Rs..
vlw a dica irmão otimo topico
vlw a dica irmão otimo topico
p.amm1978- 600cc
- Mensagens : 829
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Reputação : 9
Idade : 45
Localização : sao gonçalo-rj
Re: Como ajustar/esticar a corrente da sua moto.
Muito bom, preciso comprar um cavalete desses...
Luciano Cardoso- Moderador
- Mensagens : 1773
Pontos : 2592
Reputação : 18
Idade : 45
Localização : Salvador
Re: Como ajustar/esticar a corrente da sua moto.
Muito boa as dicas!
OBS: só acho que a tradução/transcrição do texto ficou um pouco estranha.
Bicicletas???
OBS: só acho que a tradução/transcrição do texto ficou um pouco estranha.
Bicicletas???
DouglasPinheiro- 800cc
- Mensagens : 1063
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Idade : 47
Localização : Belo Horizonte
Re: Como ajustar/esticar a corrente da sua moto.
Ótimo Tutorial!
Juliasse- Piloto Moto GP
- Mensagens : 3421
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Localização : Campo Grande - RJ
Re: Como ajustar/esticar a corrente da sua moto.
Valeu pelas dicas Bruno..
Eliomar_R.O_Z800- Piloto Moto GP
- Mensagens : 1282
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Idade : 43
Localização : Rio das Ostras - Rio de Janeiro
Re: Como ajustar/esticar a corrente da sua moto.
Gostei muito da dica Bruno,
me ajudou muito aqui...
Abraço irmão!!!
me ajudou muito aqui...
Abraço irmão!!!
George M- 125cc
- Mensagens : 48
Pontos : 76
Reputação : 3
Idade : 44
Re: Como ajustar/esticar a corrente da sua moto.
Isso ai Bruno..Show vai ajudar muita gente aqui...
Davidson- 600cc
- Mensagens : 987
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Idade : 47
Vinny Veoito- 125cc
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