Sport Bike Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como lavar sua moto

+2
Luciano Cardoso
Bruno Lopes
6 participantes

Ir para baixo

Como lavar sua moto Empty Como lavar sua moto

Mensagem por Bruno Lopes Ter Ago 11, 2015 4:35 pm

Voltou de viagem agora? Ou há tempos está para lavar sua moto e a preguiça não deixa? Lembre-se que gostar de moto não se resume apenas em andar de moto. É preciso cuidar da sua motocicleta, para que ela esteja sempre pronta para uma nova aventura. Seja na rotina diária ou nos passeios de final de semana. E, depois de usada, sua companheira merece um bom banho. Pensando nisso, reunimos dez dicas que ajudarão você a lavar sua moto e deixá-la impecável, sempre pronta para o próximo rolé.

1 – Antes da lavagem, sua moto tem que estar fria. A água gelada em contato com o motor quente pode danificar sua motocicleta.

2 – Antes de jogar água fique atento nas entradas de ar. É necessário tapar essas entradas, pois se a água entrar pode danificar peças da sua moto. Vede também a entrada do escapamento.

3 – A esponja deve ser macia. Além de não riscar, a sujeira não fica grudada nela ao molhá-la para uma nova lavagem. Nada de usar buchas ásperas, elas podem riscar a pintura ou ainda o pára-brisa da moto.

4 – Lave sua moto com uma solução feita à base de desengraxante e água. É um produto mais barato que o detergente, faz espuma igual e você ainda pode usá-lo ‘cru’ para passar na corrente e no motor. Mas não escolha um desengraxante com esfoliante, por motivos óbvios.

5 – Fique atento aos detalhes. A água esconde a sujeira nos detalhes (que são muitos) e passa uma falsa impressão de moto limpa.

6 – Secar a moto é fundamental, principalmente as partes elétricas. A secagem ainda ajuda, pois para passar o pano com cera a moto deve estar completamente seca.

7 – É recomendado passar um pano limpo para tirar o excesso de água. Somente depois aplique a cera com um pano novo. Tenha paciência, pois toda a cera deve ser bem espalhada. Além de ficar mais bonita, a pintura da moto não queimará em contato com o sol.

8 – Não passe ‘pretinho’ nos pneus. Diferentemente dos carros, a moto usa precisa de equilíbrio e este produto tira a aderência dos pneus. Nas rodas pode-se usar cera de carnaúba para dar brilho.

9 – Nas partes de borracha ou plástico, recomenda-se o uso de silicone para destacar e conservar os detalhes da moto. Em motocicletas que tem detalhes cromados, use saponáceo cremoso. Ela ficará mais bonita e brilhante; mas cuidado, sempre proteja para não ir silicone (ou sapólio) no disco de freio.

10 - Pode-se utilizar na lavagem uma luva de microfibra, uso e recomendo de mais!!

Como lavar sua moto Luva_de_microfibra_2847597_1616841

11 - Jogue uma água antes de tudo na moto p/ retirar a sujeira grossa e também amolecer bichos secos e outra sujeira mais difícil de retirar, ai sim vai pegar o balde, uma cerveja e todo o resto do aparato para a lavagem, depois de tudo pronto e antes de dar início a lavagem manda água de novo p/ retirar mais alguma sujeira que tenha amolecido e possa ser retirada com água sem precisar esfregar.

12 - Lavar e encerar sempre na sombra.

13 - Evite jogar muita água nos botões e parte elétrica, jogue somente o necessário, e evite também jatos de ar nessas partes, já ouvi e vi gente fazendo isso p/ "secar" essas partes mas a água pode por acabar por entrar mais afundo ainda com o jato de ar. NO máximo uma assoprada boa kkkkk.

14 - Para secar uso e recomendo a toalha mágica, baita mão na roda.

Como lavar sua moto 16-184-toalha-magica-em-pe

15 - Determine uma ordem de lavagem, comece pelo mais limpo (parte de cima) e deixe pro final o mais sujo (parte de baixo). Por exemplo:
Comece pela bolha (muito sensível a riscos), depois o tanque, depois as metades de cima das carenagens laterais e as carenagens traseiras, o farol, as metades de baixo e por ai vai. Sempre lavando a luva, pano ou esponja.

16 - Nunca deixe o sabão secar, lave uma parte e enxágue em seguida, e entre uma parte e outra tente limpar o pano, esponja ou luva de microfibra p/ retirar alguma sujeira que possa ter ficado e que pode riscar as outras partes. O ideal são dois baldes, um com o sabão e outro com água, a cada esfregada enxagua-se p/ retirar a sujeira.

Em média uma lavagem completa demora uma hora. Tente manter sempre sua moto limpa e em perfeitas condições de uso. Quem tem cuida!
Bruno Lopes
Bruno Lopes
Moderador
Moderador

Mensagens : 1835
Pontos : 2438
Reputação : 22
Idade : 39
Localização : São Gonçalo

Ir para o topo Ir para baixo

Como lavar sua moto Empty Re: Como lavar sua moto

Mensagem por Luciano Cardoso Ter Ago 11, 2015 4:46 pm

Isso ai, eu sempre acompanho de perto quando levo a moto pra lavar, outro dia o cara quase passa bombril nas rodas, porque são polidas de fábrica, se eu não estivesse perto iria arranhar a porra toda...rs
Luciano Cardoso
Luciano Cardoso
Moderador
Moderador

Mensagens : 1773
Pontos : 2592
Reputação : 18
Idade : 45
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Como lavar sua moto Empty Re: Como lavar sua moto

Mensagem por LLS Ter Ago 11, 2015 5:16 pm

Show Brunão...

Esta semana não consegui lavar no Beto e acabei lavando no André aqui da Ilha mesmo ... Lavagem top (não faz a limpeza da corrente como o Pantera faz) por R$ 20,00.

Excelente opção para quem quiser ... só lava aos sábados
LLS
LLS
Moderador
Moderador

Mensagens : 5281
Pontos : 5736
Reputação : 93
Idade : 50
Localização : Rio de Janeiro - Ilha do Governador

Ir para o topo Ir para baixo

Como lavar sua moto Empty Re: Como lavar sua moto

Mensagem por DouglasPinheiro Qua Ago 12, 2015 8:01 am

Se possível, lavo minha criança todo final de semana.
DouglasPinheiro
DouglasPinheiro
800cc
800cc

Mensagens : 1063
Pontos : 1119
Reputação : 3
Idade : 47
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Como lavar sua moto Empty Re: Como lavar sua moto

Mensagem por Juliasse Qua Ago 12, 2015 8:07 am

Sempre gostei de dar um trato na criança, mas morando em apto, não tenho como mais. Desde então, tenho levado pra um amigo (Marcelo MN em Campo Grande) lavar e tenho gostado muito, pois além de lavar, o cara encera e aplica chain lube C4 da motul na corrente. Atualmente, pago 30 reais pelo serviço.
Juliasse
Juliasse
Piloto Moto GP
Piloto Moto GP

Mensagens : 3421
Pontos : 3568
Reputação : 30
Idade : 42
Localização : Campo Grande - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como lavar sua moto Empty Re: Como lavar sua moto

Mensagem por DouglasPinheiro Qua Ago 12, 2015 8:25 am

Tá bom o preço ein, Juliasse. Como lavar sua moto 1525436608
Moro em ap também, porém dou meu jeito para o trato.
DouglasPinheiro
DouglasPinheiro
800cc
800cc

Mensagens : 1063
Pontos : 1119
Reputação : 3
Idade : 47
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Como lavar sua moto Empty Re: Como lavar sua moto

Mensagem por Eliomar_R.O_Z800 Qua Ago 12, 2015 10:33 am

Como aki em R.O não tem um lugar confiável para lavar, eu mesmo tenho que fazer..essas dicas me ajudarão muito...Valeu Bruno
Eliomar_R.O_Z800
Eliomar_R.O_Z800
Piloto Moto GP
Piloto Moto GP

Mensagens : 1282
Pontos : 1384
Reputação : 5
Idade : 43
Localização : Rio das Ostras - Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como lavar sua moto Empty Re: Como lavar sua moto

Mensagem por Luciano Cardoso Qua Ago 12, 2015 10:38 am

Ruim de morar em apartamento é isso, ganhei uma lavadora de alta pressão e só usei uma vez quando fui pro interior e levei...
Luciano Cardoso
Luciano Cardoso
Moderador
Moderador

Mensagens : 1773
Pontos : 2592
Reputação : 18
Idade : 45
Localização : Salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Como lavar sua moto Empty Re: Como lavar sua moto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos